O logo do grupo é representado pelo efeito borboleta, pelo seu significado, pela metáfora e pelas finalidades dessa rede que se forma.

O efeito borboleta "como pode ser compreendido, não está associado ao seu significado literal, mas sim a uma metáfora para o comportamento de sistemas caóticos. Pequenas modificações em um sistema podem ocasionar resultados significativos se esse apresenta dependência sensível, ou seja, o qual pode ser alterado por diversos fatores de maneira não linear". (OLIVEIRA, 2020, s.p.)[1]

Assim, por meio desse sistema caótico, das interações que ocorrem, desse processo de desorganização[2], gerador de organização que esse grupo pretende discutir, praticar e pensar de forma interdisciplinar. Além disso, o logo perpassa várias cores, por entender a multiplicidade de ideias, de sujeitos e elementos que fazem/farão parte da rede. Linhas que formam essa borboleta caótica, finas e grossas, mostrando o movimento necessário dentro da perspectiva interdisciplinar, de abertura, de coletividade, de escuta, de INTERAÇÃO.

 

“O simples bater de asas de uma borboleta no Brasil pode ocasionar um tornado no Texas”.

 

[1] OLIVEIRA, P. C. O efeito borboleta. Disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2020/06/25/o-efeito-borboleta/. Acesso em 28 jan. 2021. 2020.

[2] O pensamento complexo, de Edgar Morin, é uma das teorias que balizam os estudos do grupo INTERAÇÃO.